para que serve o kit rute?
Antes de mais nada, para divertir. Brincar é uma das atividades mais importantes na formação das crianças. Obviamente, a brincadeira não precisa ser feita com objetos e, muito menos, necessita de eletrônicos ou equipamentos super elaborados. Porém, o interesse e o gosto da nova geração pela tecnologia é enorme. Poder explorar isso para trabalhar a imaginação e o lado lúdico, sem amarras e sem regras pré-estabelecidas também pode ser maravilhoso.
Usado em escolas, ajuda a fortalecer autoconfiança e o sentimento de "eu posso" e a traz a compreensão de que tudo a nossa volta pode ser melhorado e que eles podem fazer isso, fundamental para acreditar que podemos fazer do mundo um lugar melhor.
Usando o kit, as crianças poderão criar arte e testar novas maneiras de expressão, aprendendo a usar a criatividade para buscar soluções.
Podem explorar ideias complexas sem medo, lidando com o risco e entendendo o erro como resíduo de um processo positivo de criação e inovação, não como algo a temer e evitar a todo custo.
A simplicidade do kit e de seu uso também funciona como porta de entrada para eletrônica e lógica de programação, temas que ainda hoje são entendidos erroneamente como algo complexo e exclusivo.
Os conceitos básicos de eletrônica e de componentes comuns como botões e LEDs ajuda na compreensão de sensores e atuadores, bem como pegar gosto e perder o medo pelo assunto.
Sustentabilidade ambiental e econômica
RUTE também é uma atividade importante para a compreensão da importância da sustentabilidade. Seja no dimensão mais conhecida do termo, ligada ao meio ambiente, por reutilizar sucata eletrônica.
Mas também em uma dimensão mais ampla de sustentabilidade, permitindo que as próprias pessoas produzam, consertem e melhorem o que consomem. E por último, mas não menos importante, derrubando barreiras que inibem a criatividade e fortalecendo sua autoconfiança, ajuda a desmistificar, disseminar E democratizar a inovação, gerando desenvolvimento econômico local e sustentável.
Criando protótipos, as pessoas também ganham noções práticas de ciência de projetos, compreendendo melhor as dificuldades e necessidades de um projeto real.
Descobrem que existe um equilíbrio delicado entre dificuldade técnica, esforço e atratividade, uma compreensão importante para gerar inovação.
A prática da prototipagem é importante em si, pois é importante a noção de que podemos resolver nossos problemas sem depender dos outros.