Ventilador
ITENS NECESSÁRIOS
-
Hélice
-
Motor DC (5 a 5,9V)
-
Conector Fêmea
2 x -
Termoretrátil
Fita Isolante
-
Cabo elétrico
Cabo Ethernet
COMO MONTAR
Também chamado de ventoinha, o ventilador mais comum de se encontrar em sucata são as usadas em computadores, mas a maioria deles costuma ser de 12V. Quando ligada no kit (que usa 5V), ficará bem devagar, não tendo força para fazer o vento desejado. Comprar um ventilador de 5V pode sair caro, por isso, uma alternativa barata é usar um motor DC e colar as hélices na ponta. Você pode construir sua própria hélice ou aproveitar alguma de um brinquedo velho ou ventilador portátil. Mesmo se decidir comprar a hélice e o motor, o valor ficará mais baratos que um ventilador de 5v.
Muitos motores de brinquedo tem uma grossura de eixo padrão que se encaixa perfeitamente no plástico da tinta de caneta esferográfica.
Você também pode usar algum plástico duro, como uma tampinha de refrigerante.
Outra dica, o motor DC não tem polaridade, ou seja, não tem polo positivo ou negativo. Inverter os cabos apenas fará o motor girar no outro sentido. Então se a sua hélice estiver puxando o ar ao invés de empurrar, basta trocar os cabos do positivo pelo negativo. O padrão de ventiladores costuma ser girar no sentido horário para ventilar e anti-horário para servir de exaustor.
Assim como fizemos com outros módulos, recomendamos usar cola quente em cima da solda, para deixar um pouco mais resistente contra possíveis puxadas no cabo. Faça isso nos dois lados, no lado do motor e no lado do conector.
Veja o vídeo
COMO TESTAR