Conectores

O conector que usamos nos exemplos é o DC power, o mesmo que é usado pelos carregadores de celular. Porém, é possível usar qualquer outro tipo de conector.

Para realizar sua função de levar a energia para todo o kit, os conectores têm dois formatos, o macho e o fêmea. No kit, usaremos o conector macho (1) para fazer os cabos e o fêmea (2) para os módulos.

Um módulo é composto por três partes: (1) o conector que recebe a energia; (2) as peças que executam a função do módulo (nesta imagem, um motor) e; (3) um segundo conector, para colocar um novo cabo e levar a energia para o próximo módulo.

Para levar a energia, precisamos de dois cabos, um para o polo positivo e um para o polo negativo.

Usaremos o pino da traseira do conector (1) para ligar o polo positivo. E o pino que fica bem no meio do conector (2) iremos usar para o polo negativo.

O pino que fica na lateral (3) iremos ignorar (não vamos usar). Se você preferir, pode inclusive cortar o pino lateral, assim fica mais fácil soldar e entender os diagramas. Mas faça isso em apenas um par, solde, teste, monte um módulo, teste. Assim, se fizer algo errado, não perderá todos os conectores.

Recomendamos soldar um conector diretamente no outro (veja nos vídeos), assim ele ficará pequeno para realizar um acabamento fácil com o espaguete termo-retrátil ou com a fita isolante.

Eles não precisam ficar tão próximos. Se um dos conectores ficar muito próximo do outro poderá dificultar o processo de solda quando você precisar soldar algum cabo no meio dos dois, pois a ponta do ferro pode não entrar e encostar no plástico.

Outros Conectores

Você pode usar qualquer conector que ligue dois ou mais cabos. Nossos exemplos usam o conector DC Power. Nós levamos em conta várias coisas para escolher o conector.

1

Facilidade de uso para as crianças

2

Facilidade para produzir o kit

3

Facilidade para achar em sucata

4

Custo, caso seja comprado em loja

Acreditamos que o conector DC power (1) é o melhor nos dois primeiros pontos, é mais fácil para ser usado pelas crianças e mais fácil para produzir o kit.

Porém, os dois últimos pontos (facilidade para achar em sucata e custo) podem mudar consideravelmente dependendo da região do mundo que você mora, por isso apontamos aqui outras opções de cabo.

Se você for reutilizar conectores de sucata, você deve:

1

Cortar os cabos

2

Descobrir qual você usará para polo positivo e negativo

3

Ligar os cabos e finalizar com fita isolante

Conector de rede e telefonia

Conectores RJ11, usados nos cabos de telefonia (1), conectores RJ45, usados em cabos de rede de computador (2) e o conector JST (3) e suas variações, muito usados dentro de computadores antigos e em brinquedos para ligar baterias recarregáveis.

Nos cabos de telefonia e rede use os espaços centrais dos conectores fêmea (1) e macho (2) para colocar os cabos dos polos positivo e negativo.

Como os polos positivos e negativos ficam um do lado do outro, é preciso tomar um certo cuidado na hora de fazer esses cabos. Se você apontar o cabo para baixo, o positivo ficará do lado esquerdo. Se você apontar o cabo para cima, o positivo ficará do lado direito. Então na hora de fazer o cabo precisa tomar esse cuidado para não se confundir. (veja imagem abaixo)

Usando um alicate crimpador (um alicate especial para esse tipo de conector) fica fácil colocar os cabos. No youtube tem vários vídeos explicando como fazer isso. Também existem vídeos com técnicas ninjas para fazer isso sem o alicate especial.